A dieta do semáforo: como escolher alimentos para perder peso

Não, absolutamente não é isso que você está pensando. Seguir a Dieta do Semáforo não significa proibir comer ao volante ou fazer alguns lanches entre uma freada e outra, nem significa eliminar lanches durante longas filas no trânsito, mesmo que realmente queiramos.

É simplesmente uma questão de estabelecer regras sobre o que você coloca na mesa todos os dias, classificando os alimentos de acordo com os benefícios ou toxicidade que trazem para o corpo.

A Dieta do Semáforo, aliás, é assim chamada porque usa as cores de uma conhecida descoberta tecnológica moderna que regula o trânsito de nossas cidades, e cujos três semáforos – verde, vermelho e amarelo – estão certamente ligados às primeiras palavras que aprendemos desde o nascimento: sim, não, não .

Cores que todos conhecemos e que usamos todos os dias em muitas atividades da nossa vida, na escola, no trabalho e obviamente na rua: verde significa luz verde e significa que pode ser feito ; vermelho é a cor da ansiedade e do perigo, portanto, definitivamente indica um não ; amarelo é um aviso e indica que é possível, mas com muito cuidado .

Regras básicas,  portanto, para seguir uma dieta sem se perder em muitas voltas de palavras. Esse alimento pode ser comido, isso não, isso sim mas com limitações. Simples, não é?

Se você tem alguns quilos a mais a perder e simplesmente não consegue seguir uma dieta, pode ser mais fácil ter uma lista de alimentos que você pode colocar no menu e aqueles que definitivamente devem ser evitados.

Qualquer que seja a motivação que você tenha, decidir o que comer no supermercado e, portanto, o que colocar no carrinho de compras, certamente o ajudará a jogar fora alguns quilos extras , certamente irá lhe poupar alguns euros, já que você eliminará a maior parte da junk food de que somos inevitavelmente Atraído e, fundamentalmente, ao seguir a Dieta do Semáforo você  eliminará todos os venenos e toxinas contidos em alguns alimentos refinados e trará grandes benefícios à sua saúde que certamente o beneficiarão.

A natureza nos oferece uma variedade infinita de alimentos que podemos incluir em nosso cardápio todos os dias, começando com frutas e vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes essenciais ao nosso corpo.

E ainda leguminosas e alguns cereais, arroz integral, mariscos que fornecem as proteínas certas sem pesar, soja e para carnívoros peixes e carnes magras. Tudo o que você precisa fazer agora é começar a comprar conscientemente para se alimentar bem e com prazer.

Em primeiro lugar, estabeleça algumas regras precisas: não pule refeições pensando que está limitando as calorias ingeridas. Isso prejudicará sua saúde.

Antes de iniciar qualquer dieta recomendamos sempre, como é nosso costume, seguir  uma atividade física moderada independentemente da dieta escolhida. As dietas ajudam a perder peso, mas seu metabolismo precisa necessariamente de um impulso para funcionar da melhor forma.

Para ter resultados mais coerentes, faça essa dieta juntamente com o emagrecedor sibutramin que é um produto natural para perda de peso que funciona para qualquer pessoa.

Escolha alimentos

luz vermelha

Não a todos os alimentos com alto teor de gordura e açúcar

  • macarrão e arroz
  • pão branco e biscoitos
  • biscoitos
  • milho
  • manteiga e margarina
  • carne gordurosa, como salsichas
  • carnes curadas
  • queijos gordurosos como gorgonzola, brie, taleggio, stracchino
  • sobremesas
  • batatas
  • álcool

Semáforo amarelo 

Tenha cuidado com alguns alimentos que devem ser consumidos em quantidades modestas

  • iogurte
  • bananas
  • leite
  • pão integral
  • Cordeiro
  • Melancia
  • kiwi
  • amendoim
  • ovos

Luz verde 

Luz verde para alimentos ricos em antioxidantes naturais, ômega 3, vitaminas e minerais

  • peixe
  • carnes brancas como frango e peru
  • arroz castanho
  • uvas
  • cogumelos
  • leguminosas
  • morangos
  • peras
  • maçãs
  • azeite virgem extra
  • ricota e queijos frescos

A massa e o arroz branco podem ser substituídos por arroz integral, enquanto os vegetarianos podem optar por legumes como grão de bico, feijão, lentilha, mas também soja e tofu.

Quanto a carnes brancas e peixes, você tem luz verde. No entanto, gostaríamos de salientar que apenas introduzimos duas, no máximo três refeições de carne e peixe no menu semanal, porque, como sabem, demoram a digerir e por isso ingeri-las em grandes quantidades cansa o fígado.

Quantas refeições?

Os nutricionistas recomendam sempre 3 refeições principais, podendo inserir pelo menos 1/3 das proteínas previstas para as necessidades diárias, a partir do pequeno-almoço, para permitir que o corpo comece o dia da melhor forma possível.

A refeição matinal deve ser sempre abundante, aliás um café e um chá não bastam para enfrentar uma longa manhã de trabalho cansativo, enquanto a refeição noturna deve ser sempre mais leve que as demais para não sobrecarregar o fígado durante as horas de descanso noturno.
Dois lanches extras são permitidos.

Uma a meio da manhã e outra para um lanche.
Lembre-se sempre de beber pelo menos um litro e meio de água por diapara mantê-lo hidratado, principalmente na estação mais quente. Sucos de frutas naturais e sem açúcar e centrífugas também são bons.

A cozinha também deve ser um local onde se possa criar com imaginação deliciosos pratos para comer mas também para ver e não apenas um local para comer porque o corpo assim o exige.

Seja criativo e dê espaço à criatividade. Use suco de limão em grande quantidade nos condimentos, luz verde para especiarias como a cúrcuma  que, além de dar um toque exótico aos pratos, traz benefícios significativos ao seu corpo.

Concluindo, por ser uma mudança na dieta que elimina alimentos de difícil metabolização e junk food, a Traffic Light Diet não interfere na sua saúde, aliás, é uma aliada válida.

No entanto, é sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer dieta, especialmente se estiver na presença de patologias ou problemas específicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *