A dieta do semáforo: como escolher alimentos para perder peso

Não, absolutamente não é isso que você está pensando. Seguir a Dieta do Semáforo não significa proibir comer ao volante ou fazer alguns lanches entre uma freada e outra, nem significa eliminar lanches durante longas filas no trânsito, mesmo que realmente queiramos.

É simplesmente uma questão de estabelecer regras sobre o que você coloca na mesa todos os dias, classificando os alimentos de acordo com os benefícios ou toxicidade que trazem para o corpo.

A Dieta do Semáforo, aliás, é assim chamada porque usa as cores de uma conhecida descoberta tecnológica moderna que regula o trânsito de nossas cidades, e cujos três semáforos – verde, vermelho e amarelo – estão certamente ligados às primeiras palavras que aprendemos desde o nascimento: sim, não, não .

Cores que todos conhecemos e que usamos todos os dias em muitas atividades da nossa vida, na escola, no trabalho e obviamente na rua: verde significa luz verde e significa que pode ser feito ; vermelho é a cor da ansiedade e do perigo, portanto, definitivamente indica um não ; amarelo é um aviso e indica que é possível, mas com muito cuidado .

Regras básicas,  portanto, para seguir uma dieta sem se perder em muitas voltas de palavras. Esse alimento pode ser comido, isso não, isso sim mas com limitações. Simples, não é?

Se você tem alguns quilos a mais a perder e simplesmente não consegue seguir uma dieta, pode ser mais fácil ter uma lista de alimentos que você pode colocar no menu e aqueles que definitivamente devem ser evitados.

Qualquer que seja a motivação que você tenha, decidir o que comer no supermercado e, portanto, o que colocar no carrinho de compras, certamente o ajudará a jogar fora alguns quilos extras , certamente irá lhe poupar alguns euros, já que você eliminará a maior parte da junk food de que somos inevitavelmente Atraído e, fundamentalmente, ao seguir a Dieta do Semáforo você  eliminará todos os venenos e toxinas contidos em alguns alimentos refinados e trará grandes benefícios à sua saúde que certamente o beneficiarão.

A natureza nos oferece uma variedade infinita de alimentos que podemos incluir em nosso cardápio todos os dias, começando com frutas e vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes essenciais ao nosso corpo.

E ainda leguminosas e alguns cereais, arroz integral, mariscos que fornecem as proteínas certas sem pesar, soja e para carnívoros peixes e carnes magras. Tudo o que você precisa fazer agora é começar a comprar conscientemente para se alimentar bem e com prazer.

Em primeiro lugar, estabeleça algumas regras precisas: não pule refeições pensando que está limitando as calorias ingeridas. Isso prejudicará sua saúde.

Antes de iniciar qualquer dieta recomendamos sempre, como é nosso costume, seguir  uma atividade física moderada independentemente da dieta escolhida. As dietas ajudam a perder peso, mas seu metabolismo precisa necessariamente de um impulso para funcionar da melhor forma.

Para ter resultados mais coerentes, faça essa dieta juntamente com o emagrecedor sibutina que é um produto natural para perda de peso que funciona para qualquer pessoa.

Escolha alimentos

luz vermelha

Não a todos os alimentos com alto teor de gordura e açúcar

  • macarrão e arroz
  • pão branco e biscoitos
  • biscoitos
  • milho
  • manteiga e margarina
  • carne gordurosa, como salsichas
  • carnes curadas
  • queijos gordurosos como gorgonzola, brie, taleggio, stracchino
  • sobremesas
  • batatas
  • álcool

Semáforo amarelo 

Tenha cuidado com alguns alimentos que devem ser consumidos em quantidades modestas

  • iogurte
  • bananas
  • leite
  • pão integral
  • Cordeiro
  • Melancia
  • kiwi
  • amendoim
  • ovos

Luz verde 

Luz verde para alimentos ricos em antioxidantes naturais, ômega 3, vitaminas e minerais

  • peixe
  • carnes brancas como frango e peru
  • arroz castanho
  • uvas
  • cogumelos
  • leguminosas
  • morangos
  • peras
  • maçãs
  • azeite virgem extra
  • ricota e queijos frescos

A massa e o arroz branco podem ser substituídos por arroz integral, enquanto os vegetarianos podem optar por legumes como grão de bico, feijão, lentilha, mas também soja e tofu.

Quanto a carnes brancas e peixes, você tem luz verde. No entanto, gostaríamos de salientar que apenas introduzimos duas, no máximo três refeições de carne e peixe no menu semanal, porque, como sabem, demoram a digerir e por isso ingeri-las em grandes quantidades cansa o fígado.

Quantas refeições?

Os nutricionistas recomendam sempre 3 refeições principais, podendo inserir pelo menos 1/3 das proteínas previstas para as necessidades diárias, a partir do pequeno-almoço, para permitir que o corpo comece o dia da melhor forma possível.

A refeição matinal deve ser sempre abundante, aliás um café e um chá não bastam para enfrentar uma longa manhã de trabalho cansativo, enquanto a refeição noturna deve ser sempre mais leve que as demais para não sobrecarregar o fígado durante as horas de descanso noturno.
Dois lanches extras são permitidos.

Uma a meio da manhã e outra para um lanche.
Lembre-se sempre de beber pelo menos um litro e meio de água por diapara mantê-lo hidratado, principalmente na estação mais quente. Sucos de frutas naturais e sem açúcar e centrífugas também são bons.

A cozinha também deve ser um local onde se possa criar com imaginação deliciosos pratos para comer mas também para ver e não apenas um local para comer porque o corpo assim o exige.

Seja criativo e dê espaço à criatividade. Use suco de limão em grande quantidade nos condimentos, luz verde para especiarias como a cúrcuma  que, além de dar um toque exótico aos pratos, traz benefícios significativos ao seu corpo.

Concluindo, por ser uma mudança na dieta que elimina alimentos de difícil metabolização e junk food, a Traffic Light Diet não interfere na sua saúde, aliás, é uma aliada válida.

No entanto, é sempre aconselhável consultar um médico antes de iniciar qualquer dieta, especialmente se estiver na presença de patologias ou problemas específicos.

Exercícios Para Perder Barriga [ Veja o Guia Completo ]

Perder a barriga, realmente, não é uma tarefa nada simples pois, muitas vezes, mesmo fazendo diet e atividades aeróbicas, aquela gordurinha localizada insiste em permanecer. Justamente por isso é fundamental conhecer exercícios para barriga.

Talvez você não saiba, mas existem alguns exercícios que podem te ajudar a perder barriga sem sair de casa mesmo. Tudo isso pode ser feito apenas intercalando exercícios que queimam gordura (aeróbicos) com aqueles que atuam fortalecendo a musculatura (anaeróbicos).

Sem dúvidas, isso irá proporcionar benefícios que vão ir muito além de questões estéticas.

Porém, claro, antes mesmo de começar é sempre muito importante falar com um médico a fim de verificar suas condições de saúde.

Mais do que isso, é importante preparar o ambiente e usar roupas adequadas para a prática de atividades físicas, pois ela possibilita uma boa movimentação.

Veja a seguir quais são os exercícios para perder barriga e comece já!

Marcha estacionária

Esse exercício é muito simples e também é conhecido como “correr parado”, ou seja, simular uma corrida mas sem sair do seu lugar. Uma boa dica é começar por ele para aquecer o corpo para as atividades que virão a seguir.

Para realizar você deve estar usando um tênis que seja confortável. Depois, basta fazer como se estivesse correndo mais sem sair do lugar. Para potencializar a atividade, faça-a levantando bem os joelhos.

Essa atividade deve ser realizada em 5 séries de 3 minutos cada com 1 minuto de intervalo.

Flexão de braço

Esse é um dos exercícios para perder barriga que são muito eficientes, trazendo benefícios tanto para pessoas que estão começando quanto para aquelas que já treinam há mais tempo.

Para não ter problemas de lesões, as mãos, quadril e coluna devem estar devidamente corretamente posicionados.

As mãos, por exemplo, devem esta alinhadas na linha do peitoral e abertas, de maneira que o cotovelo possa se dobrar a 90 graus.

Os cotovelos devem estar virados para fora e o quadril não pode ficar elevado acima do tronco. Os pés devem estar juntos e o corpo esticado.

Para quem tem menos prática, pode apoiar o corpo nos joelhos ao invés de apoiar nos pés.

Pular corda

Embora pareça uma grande brincadeira de criança, a verdade é que pular corda, além de divertido, ainda é um excelente exercício para a barriga.

No entanto, vale lembrar que essa é uma atividade que exige um bom condicionamento físico e também coordenação motora. O bom é que você pode começar devagar e ir aumentando a intensidade conforme se sente mais preparado.

A recomendação é fazer de 2 a 3 minutos de pular corda (na intensidade de você conseguir) intercalados com exercícios musculares. Então, por exemplo, você pode pular 2 minutos de corda, fazer uma série de flexões, dar um intervalo de 1 minuto e recomeçar.

Prancha

Sem dúvida, a prancha é um dos melhores exercícios para perder barriga que existem. Isso porque é como se você tivesse fazendo um abdominal, porém de uma forma mais simples.

Para realizar essa atividade, posicione-se na ponta dos pés levemente separados e nas mãos, deixando-as paralelas. Divida o corpo do peso entre esses quatro apoios, mantendo o corpo esticado.

Essa atividade não tem movimento. Ela consiste apenas em manter o corpo esticado apoiado nas mãos e pés e quando você estiver realizando ele, deve sentir o abdômen fazendo força.

Se quiser incrementar o exercício e possível fazer o movimento de bicicleta. Basta levar o joelho na direção do cotovelo contrário, sempre cuidando para não elevar o glúteo pois irá forçar a parte errada do corpo.

Nessa atividade o abdômen nunca relaxa e você pode realiza-la por 30 segundos, fazer o intervalo e depois repetir mais 5 vezes a série.

Agachamento

Agachar é um exercício bastante completo, que consegue ativar diversos grupos musculares pela flexão e extensão do quadril, embora seja necessário cuidado na sua realização. Isso por que se for realizado da forma errada pode causar lesões lombares e nos joelhos.

Para realizar o agachamento, posicione os pés paralelamente, deixando-os na linha do quadril. Durante o agachamento, os joelhos devem se manter voltados para a frente e nunca devem ultrapassar a linha da frente dos pés.

Assim, o que você deve fazer é projetar o quadril para trás ao agachar, como se fosse sentar em algum lugar. Faça 3 séries com 10 a 12 repetições cada uma.

Abdominais

Existe uma grande variedade de abdominais que podem ser feitos como exercícios para perder barriga e, claro, eles não poderiam estar fora dessa lista.

No entanto, o mais importante de tudo é cuidar a coluna durante essa atividade. Se causar dor, provavelmente o exercício não está sendo da forma correta.

Para fazer um abdominal simples, posicione-se deitando de costas no chão com as pernas flexionadas e pés paralelos tocando o chão.

Depois, coloque as mãos atrás da cabeça e eleve o tronco, com a cabeça em direção ao joelho, sempre cuidando também para não forçar o pescoço. A lombar não deve sair do chão.

Existem diversas variações de abdominal, como o oblíquo, com rotação de tronco, com bicicleta e muitos outros.

Pronto, agora você já conhece quais são os melhores exercícios para perder barriga e pode começar a praticar agora mesmo sem sair de casa. Aproveite essas dicas e elimine a barriga.